1ª Copa das Federações de TCR encerra com chave de ouro

A 1ª Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas foi um sucesso. A competição, que reuniu 64 atletas de 19 Estados, terminou neste sábado, em São Caetano do Sul.

Ainda na sexta-feira, Minas Gerais sagrou-se campeã da Divisão A ao vencer São Paulo por 2 a 1. Neste sábado foi a equipe de Sergipe que comemorou o título da Divisão B.

Esta foi a primeira vez que foi realizada a competição, que foi disputada nas quadras do São Caetano Esporte Clube, na cidade do ABC paulista. O torneio foi organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e teve o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Essa 1ª Copa das Federações foi um divisor de águas no tênis em cadeira de rodas do país. O Brasil deixou de ter o tênis em cadeira de rodas centralizado em algumas regiões para ter o tênis em cadeira de rodas em todo o país. Foram 19 estados, seis não participaram, mas com certeza estarão no ano que vem. Até mesmo porque já investimos nesses estados também para que eles possam ter tênis em cadeira de rodas”, avaliou o vice-presidente da CBT Jesus Tajra, responsável pelo Departamento de Tênis em Cadeira de Rodas da entidade. “Ficamos surpresos com o nível técnico. Descobrimos novos talentos, tanto no feminino como jovens atletas. Acho que o tênis em cadeira de rodas do Brasil tem muito a desenvolver após essa primeira Copa das Federações”, projetou.

O coordenador do Departamento de Tênis em Cadeira de Rodas da CBT, Wanderson Cavalcante, destacou o quanto o evento foi bem recebido e elogiado por todos. “Realmente, a 1ª Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas foi um sucesso total. Todos os estados, todos os atletas e staffs elogiaram muito o evento. Não só a competição em si, mas a iniciativa da CBT em realizar um evento desses. Um evento dessa grandeza que promove o desenvolvimento da modalidade em todas as regiões do país. Isso é muito importante”, complementou. “É importante também para sabermos que os estados estão desenvolvendo, que o programa da CBT de doação de cadeiras e de capacitação de profissionais está dando certo. Estamos no caminho certo e isso são os estados que estão nos dizendo”, ressaltou.

Classificação Geral 1ª Copa das Federações

Divisão A

1 – Minas Gerais
2 – São Paulo
3 – Santa Catarina
4 – Goiás
5 – Distrito Federal
6 – Rio de Janeiro
7 – Paraná
8 – Espírito Santo

Divisão B

1 – Sergipe
2 – Rio Grande do Norte
3 – Ceará
4 – Amazonas
5 – Amapá
6 – Bahia
7 – Tocantins
8 – Mato Grosso do Sul
9 – Rondônia
10 – Acre
11 – Paraíba