Brasil vence e avança na Davis

O Time Correios Brasil avançou para a segunda fase do Zonal Americano da Copa Davis com uma vitória por 3 a 2 sobre a República Dominicana, em confronto disputado nas quadras rápidas do Clube Deportivo Naco, em Santo Domingo. No quinto e decisivo jogo da série, o paulista João Sorgi, estreante na competição, venceu Roberto Cid, de virada, por 2 sets 1, com parciais de 6/7 (8-10), 6/1 e 6/4, em 2h25 de partida, na noite deste sábado, e confirmou a classificação brasileira.
Agora o Time Correios Brasil buscará uma vaga no playoff do Grupo Mundial contra a Colômbia, novamente fora de casa, nos dias 6 e 7 abril. A equipe colombiana passou sem maiores dificuldades por Barbados, pelo placar de 4 a 0.
Com a série empatada em 2 a 2, o estreante João Sorgi, de 24 anos e 365º do ranking, enfrentou o local Roberto Cid, 468º colocado, com a dura missão de ganhar para a equipe brasileira vencer o confronto. O primeiro set foi duríssimo, sem quebra para nenhum lado, e decidido no tie-break, apesar de cada tenista ter salvado quatro break points durante a parcial. Cid chegou a abrir 5 a 2 de vantagem, o brasileiro conseguiu passar à frente e desperdiçou dois sets points e viu o dominicano fechar em 10 a 8.
No segundo set, Sorgi conseguiu uma quebra já no primeiro game e abriu 3 a 0 de vantagem. Depois, foi só controlar a parcial até conseguir um novo break no sexto game e sacar para fechar em 6 a 1 sem grandes dificuldades.
O set decisivo foi equilibrado, mas Sorgi apresentou enorme consistência em seu serviço e conseguiu uma quebra no quinto game. O brasileiro chegou a abir 4 a 2 de vantagem, mas sofreu um break no oitavo game e permitiu o empate. Mas devolveu a quebra no game seguinte, fez 5 a 4 e depois sacou para liquidar a fatura em 6 a 4 e garantir o Time Correios Brasil na próxima fase.
“Sem palavras para descrever tudo o que aconteceu essa semana, muita emoção. Tudo isso foi consequência de uma união muito forte da equipe, me senti muito acolhido aqui, trabalhamos muito aqui durante a semana e essa não é uma vitória só minha, quero agradecer também ao meu treinador o Christian Kodazs, meu psicólogo (Aparício Menezes), tem gente por trás de mim, minha família, todo mundo que torce e manda essa energia, me ajudaram a ter forças para lutar bastante”, agradeceu Sorgi.
“Entrei com esse espírito de luta, vesti a camisa do Brasil, coloquei o coração na raquete e lutei do primeiro ao último ponto, independente de ganhar ou perder, ainda mais num quinto ponto como este que é difícil, lutado, tendo jogado uma partida muito disputada no dia anterior. Isso prova pra mim que tenho muita força pra dar. É acreditar mais em mim e usar esses aprendizados e experiências e ir trabalhando, tenho muito a melhorar. Quero usar toda essa energia para minha temporada e se for convocado uma outra vez espero representar tão bem como acho que fiz dessa vez. Estou muito emocionado e feliz por dar a vitória ao país e representar essa equipe que é muito unida”, comemorou o estreante.
Time Correios Brasil teve chance de fechar confronto com Thiago Monteiro
O Time Correios Brasil teve a chance de fechar o confronto na partida anterior com Thiago Monteiro, mas o cearense acabou superado por José Hernández por 6/3 e 7/6 (7-4).
Em um primeiro set equilibrado, o brasileiro chegou a ter um break point no sexto game, mas não aproveitou e sofreu uma quebra no game seguinte até que o dominicano fechou a parcial em 6 a 4. No segundo set, Hernández chegou a liderar por 3 a 1, mas o brasileiro conseguiu empatar no sexto game. A disputa foi indo para o tie-break e o tenista local acabou fechando o game-desempate por 7 a 4.
Duplistas confirmam favoritismo e colocam Time Correios Brasil em vantagem
No duelo de duplas, que abriu o confronto no sábado, Marcelo Melo e Marcelo Demoliner confirmaram o favoritismo e venceram os anfitriões Nick Hardt e José Olivares por 6/3 e 6/4 em apenas 1h de partida.
Melo e Demoliner não enfrentaram nenhum break point no primeiro set e cederam apenas quatro pontos em seus serviços. Os brasileiros conseguiram uma quebra no oitavo game da parcial inicial e depois sacaram para fazer 6 a 3. No segundo set, a dupla do Time Correios Brasil conseguiu mais duas quebras e abriu 4 a 0. A parceria local chegou a conseguir um break e diminuir a vantagem, mas Melo e Demoliner mantiveram a consistências de seus serviços para garantir o ponto para a equipe brasileira.
Confronto terminou empatado na sexta-feira
Na sexta, Sorgi fez sua estreia na Copa Davis e acabou superado em um duelo bastante equilibrado com José Hernández, com parciais de 6/2, 4/6 e 7/6 (7-3). Na sequência, Monteiro deixou tudo igual no confronto ao vencer Roberto Cid, de virada, por 6/7 (6-8), 7/5 e 6/2.